Logo CMPS

Log in
updated 6:32 PM -02, Dec 7, 2018

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/cmps/www/novo/templates/gk_news2/html/com_content/article/default.php on line 14

Visita Canônica na Casa de Abranches

O dia 29 de outubro de 2018 foi marcado pelo Encontro do Assistente Geral da Congregação da Missão, Francisco Javier Álvarez Munguía (representante da Cúria Geral), com os coirmãos da Casa de Abranches – Paróquia Sant’Ana e Seminário de Teologia. A Visita Canônica-Pastoral configura-se como um instrumento de governo pelo qual busca-se visitar, escutar, animar e promover o dinamismo da evangelização.

Participaram do encontro: Pe. Odair (provincial); Pe. Carlos (pároco e superior) e Diác. Gilberto, da Paróquia Sant’Ana; Pe. André, pároco da Paróquia Santa Cândida; Pe. Éder, da Pastoral Vocacional (SAV); Pe. Leandro, do Seminário Propedêutico São Vicente de Paulo; Pe. José Fonsatti e Pe. Moacir, da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Num primeiro momento, houve apresentação dos coirmãos e partilha das atividades apostólicas, seus desafios e perspectivas, em que cada coirmão é inserido. Em seguida, uma conferência ministrada pelo Assistente Geral e alguns pontos norteadores motivacionais de sua Visita Canônica. Depois, conversas/colóquios individuais com cada membro da casa canônica. E por fim, uma reflexão conclusiva feita pelo Pe. Javier, que abordou os seguintes pontos: formação inicial (Revisar a formação à luz da Ratio Formationis, formação de formadores, internacionalizar a Congregação); missões internacionais como superação do provincialismo, formar missionários; missionários em dificuldades (enfrentar os problemas e ajudar os mesmos); colaboração missionária; solidariedade entre a Províncias (material humano e financeiro); identidade vicentina; sentido de pertença com a Instituição; revisão de obras para potencializar a missão, superando ou deixando obras não harmonizadas com o carisma.

Para o almoço, o grupo contou com a presença do Pe. Francisco de Assis (colaborador na Paróquia Nossa Senhora das Graças), do Pe. João (colaborador na Paróquia Sant’Ana) e do Pe. Marcos Valaski (morador adjunto na Paróquia Sant´Ana).

Ao final da tarde, teve visita e café na casa das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, na Casa de Repouso Santa Marta e Maria. E, na sequência, passeio ao Parque Tanguá, visita na Paróquia Nossa Senhora das Graças e em algumas comunidades da periferia. E às 18h30, celebração da missa e jantar no Seminário São Vicente de Paulo.

Este dia, para além das atividades programadas, serviu para a convivência e fraternidade.

Colaboração: Pe. Bacheladenski, Carlos Luiz, CM.

Tagged under Novidades da CMPS